No início do ano, a Prefeitura de Santa Maria entregou ao Quinto Comando Aéreo (5º Comar) um estudo chamado de PCN, que avalia a resistência do pavimento da pista do Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho. Se a documentação for aprovada, Santa Maria poderá receber aeronaves de diferentes portes, possibilitando a retomada dos voos para a capital paulista.
A comitiva santa-mariense contou ainda com a presença do assessor superior da Prefeitura, Ronie Gabbi; o gerente operacional do aeroporto, Aleques Martins; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcio Rabelo; e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes.
Rabelo destacou a importância da união entre o setor produtivo da cidade e o poder público para retomar os voos diretos e atrair investimentos e turismo para toda a região. Já o presidente da Cacism ressaltou o potencial de Santa Maria e de toda a região, que também seria beneficiada com a oferta dos voos.
Representando a Latam, estiveram presentes o coordenador de Assuntos Públicos, Eduardo Macedo, e o consultor sênior de Assuntos Públicos, Antônio Karp.
A expectativa agora é aguardar uma resposta oficial da Latam e continuar as articulações necessárias para tornar a retomada dos voos uma realidade para Santa Maria e toda a região.