Drª Cida Brizola é a convidada do Canal da Midia |
Ex-vereadora e atual presidente do CONDIM, Dra. Cida Brizola é a convidada do podcast Canal da Mídia
Dra. Cida Brizola, médica, terapeuta sexual, ex-vereadora, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria e atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), é a convidada do podcast Canal da Mídia. Com uma trajetória marcada pela dedicação à saúde e aos direitos das mulheres, Dra. Cida tem muito a compartilhar sobre sua experiência e visão.
Nascida em Seberi, região noroeste do Estado, Dra. Cida mudou-se para Santa Maria aos 18 anos para cursar faculdade. Inicialmente, ingressou no curso de odontologia, mas em 1983, optou pela Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após a graduação, especializou-se em ginecologia e obstetrícia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), campus de Pelotas, e em Brasília. Posteriormente, em São Paulo, tornou-se terapeuta sexual.
Antes de se dedicar exclusivamente à Medicina, Dra. Cida atuou como professora por 10 anos em duas escolas estaduais. Em 1994, passou em um concurso para a área de saúde da Secretaria Estadual de Educação, atuando como médica de Saúde Escolar. Nessa função, tornou-se palestrante, abordando questões como planejamento familiar e abuso de drogas, capacitando professores, alunos e pais.
Como sexóloga, Dra. Cida trata de assuntos polêmicos e tabus, como prazer e perda do desejo sexual
Ela aborda esses temas de forma clara e direta, adaptando o conteúdo conforme o público, mas sem fugir de respostas a perguntas feitas principalmente por adolescentes.
Ingresso na política
O ingresso na política veio pelo incentivo de um amigo que apresentou Cida ao então prefeito de Santiago, Júlio Ruivo, do PP. Hoje, Dra. Cida preside o CONDIM, um órgão que desenvolve estudos, projetos, debates e pesquisas relativos à condição da mulher, buscando combater as discriminações que a atingem e ampliar os seus direitos.
Presidencia do CONDIM
O trabalho do CONDIM inclui colaborar com os demais órgãos e entidades da administração municipal no que se refere aos assuntos relativos à mulher, incorporar preocupações e sugestões manifestadas pela sociedade, opinar sobre denúncias que lhe sejam encaminhadas, criar instrumentos concretos que assegurem a participação da mulher em todos os níveis e setores da atividade municipal, e promover articulações, intercâmbios e convênios com instituições públicas e privadas com a finalidade de implementar as políticas, medidas e ações do Conselho.