Temporal Devastador no Rio Grande do Sul: Um Homem Morto, Milhares de Imóveis sem Energia e Danos Extensos

     

Foto: Folha/UOL

O Rio Grande do Sul foi atingido por um temporal violento na noite de terça-feira (16), resultando em uma morte, 12 feridos e mais de um milhão de imóveis sem energia. A região metropolitana de Porto Alegre foi particularmente afetada, com inundações, quedas de árvores e ventos fortes.

    De acordo com a Defesa Civil do estado, até a tarde de quarta-feira (17), 49 municípios relataram danos ou incidentes causados pelas chuvas, afetando mais de 13 mil pessoas.

    O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de grande perigo para temporais para a metade norte do RS e quase todo o território de Santa Catarina até a manhã de quinta-feira (18). Porto Alegre acordou ao som de motosserras, com equipes removendo árvores que caíram em vias, fios e carros.

    A falta de energia, principalmente devido à queda de galhos e outros objetos na fiação, afetou mais de um milhão de imóveis em todo o estado. As regiões mais afetadas foram a central, Porto Alegre e região metropolitana e os vales do Taquari, dos Sinos e do Rio Pardo.

    Um homem morreu em Cachoeirinha, na região metropolitana da capital, após a marquise de um supermercado cair sobre ele durante o temporal. A vítima era uma pessoa em situação de rua que se abrigava sob a estrutura que caiu.

    O temporal desta terça-feira (16) foi marcado mais pela força das rajadas de vento em pouco tempo do que pelo volume de água acumulada. O episódio lembrou as chuvas de 29 de janeiro de 2016, que causaram danos em Porto Alegre em minutos.

    O Rio Grande do Sul foi duramente atingido pelas chuvas em 2023 com duas enchentes de grandes proporções e um elevado número de mortes. O temporal desta semana também foi mais abrangente, se deslocando por diferentes regiões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem