Marco Jacobsen é Administrador, professor e analista político. |
Eleições e Mudanças na Política: Um Olhar Abrangente sobre a Transformação em Curso
Por Marco Jacobsen
O recesso parlamentar chegou, e está acabando, trazendo uma pausa nas atividades legislativas, federal e estadual. Contudo, nos bastidores, a política continua agitada, refletida nas mudanças recentes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Em 2023, mudanças no Parlamento gaúcho: cinco deputados estaduais suplentes assumem, substituindo titulares que foram para secretarias estaduais. Essas trocas não alteraram a configuração das bancadas nem o número de cadeiras de cada partido, devido à peculiaridade das mudanças em siglas que disputaram as eleições de 2022 em chapas puras.
Na primeira sessão ordinária de fevereiro, a posse de suplentes molda as discussões legislativas. Rafael Braga, 1º suplente do MDB, sucede Juvir Costella, enquanto Airton Lima, 1º suplente do Podemos, assume a vaga de Ronaldo Santini, simultaneamente, Airton Artus, 1º suplente do PDT, assume o posto deixado por Gilmar Sossella.
No dia seguinte, 2 de fevereiro, Carlos Búrigo, 2º suplente do MDB, assume a cadeira de Beto Fantinel, e Issur Koch, 1º suplente do Progressistas, ocupa o espaço de Ernani Polo no dia seguinte.
Essa dança de cadeiras reflete uma dinâmica interna e aponta para um cenário político mais amplo. Já em 2024 como ano eleitoral, muitos legisladores concorrem a prefeituras e vice-prefeituras, esse movimento, somado à possível reconfiguração das casas legislativas, sugere um panorama político em constante mudança e articulação, talvez gerando alguma dificuldade para a base governista tocar as pautas.
Enquanto os legisladores recarregam energias durante o recesso, a política brasileira se delineia nos bastidores. Estratégias são ajustadas, alianças são forjadas, e as bases eleitorais são nutridas, preparando-se para um retorno dinâmico e decisivo às atividades legislativas. Que este ano eleitoral traga mudanças nas lideranças e fortaleça a democracia em nosso cenário político.
Avante Sempre.!