Foto: Gabinete do Reitor |
63 ANOS DA UFSM
Celebrações e cultura em destaque na programação
Nesta quinta-feira (14), a UFSM atinge a marca de 63 anos, e a celebração será marcada por homenagens, lançamento do novo vídeo institucional e música. Dois eventos estão agendados para esta data especial. Às 10h, no Salão Imembuí, ocorrerá uma solenidade em reconhecimento aos 20 pesquisadores da instituição que estão entre os mais influentes do mundo. Eles serão agraciados com certificados e medalhas, enquanto também ocorre o lançamento do novo vídeo institucional.
Às 20h, no Centro de Convenções, o espetáculo "Concertos Sinfônicos: Beatles Everywhere" será apresentado em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Magical Mystery Band. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados (dois por pessoa) a partir desta segunda-feira (11) no Centro de Convenções. Solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível na entrada do concerto.
Na sexta-feira (15), em comemoração aos 60 anos do Centro de Artes e Letras, será realizado um espetáculo em homenagem aos pioneiros da percussão do Curso de Música da UFSM. A partir das 19h, com entrada franca, o Anfiteatro Caixa Preta receberá os percussionistas Ney Rosauro e Rose Brausntein, acompanhados de renomados músicos que passaram pela instituição, como Gilmar Goulart e percussão UFSM, Marcio Kbecinha e percussão UPF, Zé Everton e Percussão UFP, Edu Pacheco e Luiz Martins.
No domingo (17), a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte, e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promovem o Viva o Campus Especial Aniversário da UFSM, a partir das 15h, no campus sede da UFSM. Esta edição do Viva o Campus contará com o Encontro de Talentos dos Servidores da UFSM no palco do Espaço Multiuso.
O evento incluirá também a Polifeira do Agricultor, atividades do Jardim Botânico, exibição de filmes no Planetário, jogo de stop na Biblioteca Central, Mostra de Ciência Morfológica e apresentação do Protótipo BJ-20 do Projeto Bombaja UFSM. Além disso, haverá a exposição do projeto “Conhece teu resíduo? Para onde vai o teu resíduo?”. A oportunidade de contribuir com alimentos para a campanha “UFSM contra a fome”, que auxilia famílias em situação de pobreza, fome e vulnerabilidade social, também estará disponível.
Idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, a UFSM foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria – USM. A solenidade da criação da Universidade de Santa Maria ocorreu em Goiânia, na sacada do Palácio das Esmeraldas, em 18 de dezembro de 1960. Já a cerimônia de instalação da Universidade em Santa Maria ocorreu em 18 de março de 1961.
INTERIORIZAÇÃO
A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e tornou o Rio Grande do Sul o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.
Com informações: Rádio Imembuí