Ciclone sobre o mar impulsiona ar mais seco para o Rio Grande do Sul | Foto: Alina Souza / CP Memória |
Nesta terça-feira, o ciclone extratropical que causou chuva e vento de 80 km/h se afasta da costa gaúcha, trazendo consigo uma melhora nas condições climáticas. O sistema sobre o mar impulsiona ar mais seco para o Rio Grande do Sul, resultando em amplos períodos de céu claro e o predomínio do sol em todo o território gaúcho.
Durante a madrugada, uma massa de ar mais amena traz temperaturas consideradas baixas para um 26 de dezembro em boa parte do estado. No entanto, o dia será muito agradável, com máximas que não devem superar os 30ºC na maioria das cidades gaúchas.
O feriadão de Natal foi marcado por sol, calor e chuva isolada passageira típica de verão. A nebulosidade aumentou no estado devido a uma área de baixa pressão, que deu origem a um ciclone na costa.
Para o restante da semana, espera-se a presença do sol na maior parte dos dias, porém, a instabilidade retornará no final da semana devido a uma frente fria que antecederá uma massa de ar mais frio para esta época do ano. Essa mudança de tempo poderá trazer temperaturas baixas para a virada do ano, abaixo dos padrões climatológicos da época.
Em Porto Alegre, o sol aparecerá entre nuvens, com mínima de 18ºC e máxima de 27ºC.
Confira as mínimas e máximas pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira:
- Rio Grande: 15ºC / 24ºC
- Torres: 19ºC / 26ºC
- Chuí: 14ºC / 23ºC
- Uruguaiana: 18ºC / 28ºC
Dias de sol no litoral:
Quem está na praia, nos litorais Sul e Norte do Rio Grande do Sul, poderá desfrutar de alguns dias de sol ao longo desta semana, à medida que o ciclone na costa impulsiona ar mais seco para o território gaúcho, proporcionando um tempo mais aberto. O calor, tradicional no fim do ano, estará presente.
Os dias mais quentes da semana serão a quinta e a sexta-feira, com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC em algumas regiões. Em cidades como dos vales e do Noroeste
MetSul Meteorologia