O Brasil é o país do ônibus. Somos referência na produção de todo tipo de ônibus e estamos na linha de frente da inovação tecnológica, como na produção de veículos movidos a gás metano, por exemplo.
No entanto, o veículo de transporte urbano mais tradicional e importante do país é também um dos mais preteridos em políticas públicas. Diferentes governos tendem a favorecer os desígnios do político da vez, invariavelmente encantado por alguma solução que deve ser a panaceia para os problemas urbanos. A moda agora são os ônibus elétricos ou a adoção da tarifa zero.
As cidades brasileiras precisam de um planejamento que resista às mudanças políticas. Precisamos de "políticas de estado", e não de "políticas de governo". A solução dos congestionamentos nas vias, das passagens altas e dos ônibus lotados passa por um debate que entenda a importância do transporte coletivo urbano realizado pelo ônibus.
No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe Antônio Ferro, editor da Revista AutoBus.
Ouça o podcast