Está sem trabalho? Confira se você tem direito a benefícios para desempregado


Os benefícios para desempregados, como o nome sugere, são destinados ao público sem emprego atual.

Será que você tem direito a benefícios para desempregados? Veja como conseguir o benefícios estando desempregado. Confira seus direitos!


    Os benefícios para desempregados, como o nome sugere, são destinados ao público sem emprego atual.


    Assim, o crescimento no número de pessoas sem trabalho no país e a crise econômica tem feito com que muitos brasileiros busquem benefícios sociais para sobreviver. 

    Além disso, é importante que as pessoas saibam dos benefícios sociais para desempregados que o governo oferece, especialmente em momentos de dificuldade financeira.


    A seguir, confira uma lista de benefícios sociais, que pessoas desempregadas podem receber.

Seguro-desemprego

    O seguro-desemprego é destinado a trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa. Desse modo, é o principal benefícios para desempregado.

Além disso, ele é geralmente pago em três a cinco parcelas, dependendo do número de solicitações anteriores do benefício.

    Ademais, a quantidade de tempo trabalhado antes da demissão também é um fator importante.     Para solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador precisa entrar no portal Emprega Brasil e fazer o cadastro de dados entre 7 dias e 120 dias após a demissão. 

O trabalhador doméstico tem um prazo menor, entre 7 dias e 90 dias após a dispensa.

Auxílio Brasil

    O Auxílio Brasil é um programa governamental, considerado um dos benefícios do governo e destinado aos cidadãos inscritos no Cadastro Único que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

    O Ministério da Cidadania conduz uma pesquisa sobre a renda de cada pessoa, e aqueles que são elegíveis são registrados automaticamente no Auxílio Brasil.

    Além disso, o dinheiro do auxílio pode ser movimentado através do aplicativo Caixa Tem, onde o saque pode ser feito nas lotéricas ou por meio de uma unidade da Caixa.

    Nesse sentido, pelo aplicativo também será possível como desbloquear o auxílio brasil pelo celular de maneira simples.

    Por fim, o benefício paga, no mínimo, R$600 por beneficiário, e existem possíveis mudanças positivas que podem ocorrer com esse valor no decorrer do tempo, segundo o atual presidente do país.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

    Pode realizar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde que o trabalhador não tenha sido demitido por justa causa. 

Além disso, a empresa precisa enviar uma comunicação à Caixa Econômica Federal para liberar o saldo para saque, e o trabalhador precisa estar desempregado há três anos ou mais. 

Por fim, o dinheiro pode ser retirado pelo saque-aniversário ou saque-rescisão.

Tarifa Social de Energia Elétrica

    Um dos benefícios para desempregados é Tarifa Social de Energia Elétrica, abarcados nos benefícios do governo. 

A partir dessa tarifa, os inscritos na Cadastro Único tem descontos na conta de luz, desde o indivíduo faça parte de um destes grupos:

  • família que apresente uma renda de até meio salário mínimo para cada membro;

  • fazer parte de uma família onde algum membro tenha uma das doenças previstas por lei.

  • Ser membro familiar de alguém que conta com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vale destacar que não é preciso que o usuário solicite uma inscrição, pois o registro na Tarifa Social de Energia Elétrica ocorre de forma automática.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

    O Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um dos benefícios do governo e garante um salário mínimo para pessoas na terceira idade com mais de 65 anos, além de se aplicar para pessoas de qualquer idade e que possuam algum tipo de deficiência, desde que comprovadamente de baixa renda. 

    Além disso, a deficiência deve ser de longa duração e causar impedimentos físicos, intelectuais, mentais ou sensoriais por pelo menos dois anos. 

    O requerente e sua família precisam estar inscritos no Cadastro Único e não ter renda para seu sustento.

Como ter acesso aos benefícios para desempregados?

    Um dos benefícios que muitas vezes é desconhecido pelos desempregados são os cursos remunerados oferecidos em algumas cidades brasileiras, eles são exclusivamente dedicas as pessoas sem emprego. Para saber se a sua cidade oferece esse tipo de benefício, consulte a assistência social ou a prefeitura do município.


    Além disso, para solicitar o cadastro para programas sociais, é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na sua cidade. 

    Como também, será preciso levar alguns documentos, como o CPF e o Título de Eleitor do responsável pela família. 

    Os documentos dos demais membros da família também serão solicitados, para serem incluídos no cadastro.

Por fim, fique atento que, geralmente, esses programas concedem prioridade a mulheres.

Conclusão 

    Os desempregados enfrentam uma série de desafios, incluindo dificuldades financeiras e psicológicas, e a procura por um novo trabalho pode ser desanimadora. 

    No entanto, existem várias maneiras pelas quais os desempregados podem se beneficiar, crescer e se preparar para o futuro, e aproveitar ao máximo o tempo de desemprego.

    A iniciar, pelos benefícios para desempregado que poderão ser recebidos por esse público, incluindo: o Auxílio Brasil, seguro-desemprego, FGTS, Tarifa Social de Energia Elétrica ou Benefício de Prestação Continuada.

    Além disso, os desempregados podem fazer é usar o tempo livre para se capacitar e adquirir novas habilidades. 

    Nesse sentido, isso pode incluir a participação em cursos on-line, treinamentos presenciais, voluntariado ou participação em projetos pessoais. 

    Ademais, é importante manter uma rede de contatos forte, participando de eventos de networking, conversando com amigos e familiares e mantendo contato com antigos colegas de trabalho e assim conseguir um novo emprego.



    Você sabia que existem benefícios para desempregados? Não deixe de comentar se você já recebeu algum dos benefícios que nós citamos!

    No site, você conhecerá todos os benefícios disponíveis, por isso, não deixe de visitar o site.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem